25 de setembro de 2011

Os primeiros dias

Na nossa sala estamos todos em adaptação! Estes primeiros dias serviram para nos conhecermos e para conhecermos a nossa escola. Brincámos, pintámos, jogámos,  fomos aprendendo a conviver uns com os outros. 
Aqui fica um pouco destes dias:

O

14 de setembro de 2011

A importância de frequentar o jardim de Infância


O Jardim de Infância é quase sempre o 1º espaço contemplado com as crianças que iniciam a sua saída de casa/família, para um processo de socialização e aprendizagens mais alargado. Assim este deve ser sobretudo o local onde as crianças despertam para outras realidades sociais e culturais, onde interagem a "todo o vapor", onde aprendem a gerir conflitos, onde realizam descobertas sobre si mesmas e os outros, onde agem, exploram, escolhem...

No Jardim de Infância a criança é encarada como capaz de grandes construções. Quando brinca, joga, pinta, ouve, fala, é escutada, sobe, desce, corre, está em permanente estruturação. Está a arranjar ferramentas para mais adiante conseguir outras conquistas. É que sómente após passar por uma série de fases de desenvolvimento sequenciais, ela estará pronta para formar conceitos mais abstractos, relativos à leitura e escrita, por exemplo.

O Jardim de Infância deve ser muita coisa boa, deve ser assim como pão com doce... prazeiroso. Por isso deixemos as nossas crianças crescer, equiparem-se devidamente de saberes estruturantes, tão necessários para que um pouco mais à frente, quiçá já noutra casa que não se chama Jardim de Infância, se envolverem no mundo dos números e das letras. Não há pressa!
Até porque o interesse já anda por aí... por aqui!...

Frequentar o Jardim de Infância parece que até faz magias, porque o que as crianças absorvem, aprendem e gostam aqui, fá-las crescer em casa, ficarem grandes, com as pernas altas...