Perfil de competências necessárias para a transição de ciclo

Este perfil de competências foi definido pelo departamento do pré-escolar deste agrupamento

Comportamento da criança no grupo:

Integração no quotidiano do grupo:

·          É capaz de aceitar e seguir as regras de convivência e de vida social, colaborando na organização do grupo;
·         Sabe escutar e esperar pela sua vez para falar;
·         Compreende e segue as orientações e ordens, tomando também as suas próprias iniciativas sem perturbar o grupo;
·         É capaz de terminar as tarefas que inicia;

Aquisições indispensáveis para a aprendizagem formal da leitura, escrita e matemática:


Tem domínio ao nível da motricidade fina e larga;
Evolução no domínio da compreensão e da comunicação oral;
Revela capacidade de memorização, atenção e concentração;
Tomada de consciência das diferentes funções da escrita, da correspondência entre o código oral e escrito;
Tem a noção do sentido direcional da leitura e da escrita;
É capaz de ordenar e descrever uma sequência de imagens;
Aprendizagens básicas ao nível da matemática: noções de espaço, tempo, quantidade, grandeza... sabe seriar, classificar, ordenar…
Sabe identificar e nomear as cores e as formas geométricas;
Tem a noção de direita/esquerda;
Resolve situações problemáticas da vida diária;


Atitudes:

É curiosa e manifesta desejo de aprender (motivação);
É persistente nas actividades que desenvolve, terminando-as;
Participa / apresenta soluções na discussão de problemas;
Atitude positiva face à escola;
É autónoma ao nível da alimentação, higiene, vestuário; 
Possui uma boa auto-estima e auto-confiança;
Sabe fazer escolhas;
Consegue estar sentado o tempo suficiente para terminar uma tarefa com princípio, meio e fim;