Comportamento da criança no grupo:
Integração no quotidiano do grupo:
·
É capaz de aceitar e seguir as regras de
convivência e de vida social, colaborando na organização do grupo;
·
Sabe escutar e esperar pela sua vez
para falar;
·
Compreende e segue as orientações e
ordens, tomando também as suas próprias iniciativas sem perturbar o grupo;
·
É capaz de terminar as tarefas que
inicia;
Aquisições indispensáveis para a aprendizagem formal da leitura, escrita e matemática:
• Tem domínio ao nível da motricidade fina e larga;
• Evolução no domínio da compreensão e da comunicação oral;
• Revela capacidade de memorização, atenção e concentração;
• Tomada de consciência das diferentes funções da escrita, da correspondência entre o código oral e escrito;
• Tem a noção do sentido direcional da leitura e da escrita;
• É capaz de ordenar e descrever uma sequência de imagens;
• Aprendizagens básicas ao nível da matemática: noções de espaço, tempo, quantidade, grandeza... sabe seriar, classificar, ordenar…
• Sabe identificar e nomear as cores e as formas geométricas;
• Tem a noção de direita/esquerda;
• Resolve situações problemáticas da vida diária;
Atitudes:
• É curiosa e manifesta desejo de aprender (motivação);
• É persistente nas actividades que desenvolve, terminando-as;
• Participa / apresenta soluções na discussão de problemas;
• Atitude positiva face à escola;
• É autónoma ao nível da alimentação, higiene, vestuário;
• Possui uma boa auto-estima e auto-confiança;
• Sabe fazer escolhas;
• Consegue estar sentado o tempo suficiente para terminar uma tarefa com princípio, meio e fim;
|
1 comentário:
Muito obrigada.
Enviar um comentário